domingo, 24 de janeiro de 2010

Análise ao PSI 20

O PSI 20 fechou a semana na zona de suporte nos 8100 pontos. É de salientar que o nosso índice tem apresentado uma fraqueza relativa em relação à maior parte dos índices europeus e mundiais. Os 8100 pontos e depois os 7850 pontos constituem zonas fulcrais para continuar a acreditar numa tendência de médio prazo ascendente. A quebra em baixa destes suportes far-me-ia pensar numa inversão de tendência tendo em conta o longo período de lateralização (embora num range alargado) de Setembro até agora.


Só a quebra em alta da resistência nos 8900 pontos me faz pensar na continuação da tendência. Até lá, fará sentido entrar longo nos suportes e fechar posições próximo de resistências. Apesar de tudo e dado que a tendência desde Março do ano passado ser ascendente, atribuo maior possibilidade numa quebra em alta da resistência do que numa quebra em baixa do suporte. Não obstante isso e se tivermos em conta a tendência correctiva dos mercados mundiais, o risco de entrar longo nesta fase é acrescido comparativamente com outras alturas.

De salientar ainda que a MAE de 200 dias está muito próxima e caso se confirme a quebra em baixa, o índice ficaria com um aspecto muito débil. No bull market que passou essa quebra existiu por diversas vezes mas foi sempre muito ligeira à excepção do bear market de 2007.



Neste caso e dado que uma quebra em baixa da MAE de 200 dias significaria uma quebra do range de lateralização que já referi, penso tratar-se de um sinal muito negativo no médio prazo e talvez mesmo no longo prazo até porque a MAE de 50 dias ficaria muito próxima de cruzar em baixa a de 200 dias.

Os indicadores também reforçam a minha opinião sendo de salientar que o Chaikin Money Flow dá indício de estarmos em fase de distribuição.

Em suma, por enquanto trata-se apenas de uma correcção, mas poderemos estar a inverter de tendência caso ocorra quebra do suporte nos 7850 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário