segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Análise ao PSI

O nosso mercado sofre e sofre e sofre... Esta é a realidade e representa o país de uma forma antecipada. Quer isto dizer que o país deverá crescer menos do que tem crescido nestes últimos trimestres. Mas esqueçamos um pouco isso e olhemos para o que nos mostram os gráficos.

Do ponto de vista técnico, constatamos no gráfico semanal uma tendência claramente descendente.




Assinalei com setas vermelhas os grandes movimentos neste horizonte temporal. Só acima dos 8000 pontos considero que, no gráfico semanal, estejamos em tendência ascendente embora possam existir zonas intermédias ascendentes (como foi o caso assinalado por um quadrado, ou seja, fase ascendente no semanal mas com uma tendência de fundo descendente nesse mesmo horizonte temporal).
Neste momento, a tendência de fundo no gráfico semanal é descendente e a tendência intermédia nesse horizonte temporal é também descendente. Isto dá-nos uma perspetiva de longo prazo.

Mas no gráfico semanal, os sinais são bastante tardios. Um pouco mais rápidos no gráfico diário. E diria que é aqui que as coisas são bastante preocupantes. As tendências de fundo neste TF estão assinaladas com setas vermelhas e verdes consoante elas sejam, respetivamente, descendentes ou ascendentes.




A tendência de fundo descendente foi confirmada pela última vez em novembro de 2015. Portanto, só acima desse nível (os 5600 pontos), a tendência de fundo no gráfico diário muda.
A fase intermédia neste TF é também descendente e foi confirmada na sexta passada com um novo minimo relativo. Essa última fase intermédia está assinalada a quadrado e é caracterizada como quase sempre com o RSI abaixo da zona de neutralidade (<50 cada="" com="" descendentes="" e="" fases="" inferiores="" m="" nimos="" p="" para="" relativos="" vez="" ximos="">
Agora que definimos uma tendência, a questão que se coloca é o que fazer? Bom, eu não faria nada. Primeiro, porque não compro ou vendo nada há anos em Portugal. Mercado pequeno e, portanto, pouco líquido, mais facilmente manipulável.

E segundo, mesmo que investisse, não seria um bom momento porque acabámos de fazer um novo mínimo relativo. Comprar é ir contra a corrente. E vender, o mercado parece esticado. O melhor seria esperar por um ressalto (até aos 5000/5200 pontos)  para vender com um objetivo até aos 4600 pontos.

Cada um sabe de si, mas para quem quer comprar acções, mais vale fugir do mercado português. Há outros mercados muito mais interessantes com um potencial/risco muito mais favorável. O PSI está fraco sinalizando que o país também está em maus lençóis...


Sem comentários:

Enviar um comentário