domingo, 14 de fevereiro de 2016

DAX - Descendente no gráfico semanal

O DAX tem vindo a cair de forma mais ou menos controlada desde o início do ano. No médio prazo, o potencial de queda é ainda substancial. Pelas caracteristicas desta queda que parece ser consolidada, inclino-me para que tenha começado um mercado descendente.

O gráfico semanal mostra que esta queda é sustentada ao contrário da correcçâo que existiu em 2011. Nessa altura, a queda tinha sido abrupta e quando o mercado devia confirmar que a queda tinha vindo para ficar, o DAX tinha invalidado esse caminho (no início de 2012) dando sinal que a queda poderia ter terminado ali.




Agora, vejo mais semelhanças com a tendência descendente de 2008. Esta também tinha começado no início do ano. Como nessa altura, o DAX faz mínimos e máximos cada vez mais baixos (ao contrário de 2008) e a queda ainda parece controlada com um aumento da volatilidade mas sem apresentar ainda medo ou pânico. O RSI ainda não mostra divergências positivas e está bem orientado para baixo e abaixo da zona de neutralidade. Em suma, a tendência descendente ainda parece saudável sem sinais técnicos contraditórios.


No gráfico diário, o DAX confirmou a tendência descendente ao quebrar o suporte a 9380 pontos. Provavelmente, irá subir agora um pouco corrigindo um pouco esta tendência de baixa. O RSI nâo apresenta divergências estando bem orientado para que o mercado continue a cair. No entanto, apresenta-se sobrevendido pelo que uma venda será oportuna apenas quando o RSI se aproximar da zona de neutralidade ou quando o indice se aproximar de uma resistência importante.




Em mercados descendentes, o que interessa mais são as resistências para entrar a favor da tendência e porque permitem identificar mudanças de tendência. Os suportes servem apenas para orientar fechos parciais ou integrais de posições vendedoras. As resistências importantes no gráfico diário situam-se a 9380 e a 9900 pontos.

Convém também ir olhando para os indices de volatilidade. Por enquanto, existe volatilidade mas não há pânico o que suporta a ideia de uma queda do mercado. Para quem quer comprar acções, ainda parece cedo dado que não existem sinais percursores de mudança de tendência. Esperemos calmamente que esses sinais apareçam para comprar o mercado.



Sem comentários:

Enviar um comentário