segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Mercados em zona de alto risco

Os mercados europeus estão mais frágeis que os mercados nos USA. O DAX parece querer quebrar em baixa o suporte na zona dos 9270/9300 pontos. É preciso esperar pelo fecho da sessão para confirmar essa quebra. Nem vale a pena olhar para outros suportes se essa quebra ocorrer dado que considero que um fecho semanal claramente abaixo desta zona será o início de uma tendência descendente de longo prazo.

Convém apenas olhar para o que os mercados americanos fazem porque estes também deverão quebrar os seus suportes semanais para validar essa mudança de tendência de longo prazo. O meu cenário descrito aqui continua válido. Olho, portanto, para o suporte no SPX a 1800 pontos.

O VIX demonstra já algum aumento de volatilidade sem se verificar ainda um medo significativo no mercado. Por enquanto, trata-se de uma queda controlada. Enquanto o VIX se mantiver acima do suporte nos 20 pontos, a tendência de queda dos mercados continua.




A tendência do VIX é ascendente no gráfico diário (RSI acima da zona de neutralidade e máximos e mínimos cada vez mais altos) o que confirma a minha ideia de queda generalizada dos mercados. Afinal, a economia mundial não deve estar assim tão bem...

Sem comentários:

Enviar um comentário