terça-feira, 18 de agosto de 2009

Análise ao SPX

Desde os mínimos de Março, que o SPX iniciou um movimento ascendente interessante. Muitos caracterizam-no ainda como sendo um ressalto dos mínimos enquanto outros falam do início de um bull market. Para já, a tendência de curto e médio prazo parecem favorecer claramente as posições longas. No entanto, é importante notar que desde os mínimos do ano ainda não houve nenhuma correcção significativa. Qualquer correcção incapaz de levar o índice abaixo do suporte na zona dos 875 pontos mantém a tendência de médio prazo intacta.

Essa zona corresponde a uma anterior zona de resistência importante, mas também aos 38,2% de retracement de Fibonacci desde os mínimos de Março. Contudo, a primeira zona de suporte encontra-se por volta dos 945 pontos e deverá ser responsável por um primeiro alívio de posições curtas caso o índice faça um teste a esta zona.

É também importante notar que a zona dos 1005 - 1015 pontos são uma zona de resistência com algum peso pelo que a queda dos mercados no dia de ontem é considerada normal não pondo em causa a tendência do índice.

De salientar que a MAE (média móvel exponencial) de 50 dias está prestes a cruzar em alta a MAE de 200 dias. Quaso aconteça, será dado mais um sinal de que o fundo possa já ter sido feito.



Sem comentários:

Enviar um comentário