domingo, 4 de outubro de 2009

Update ao SPX

Desde a última análise ao SPX, não existem grandes novidades. Continuamos num pequeno movimento correctivo cuja amplitude ainda é difícil de definir. O primeiro suporte na zona dos 1035 - 1040 pontos foi quebrado em baixa em fecho semanal pelo que temos margem para a continuação do movimento correctivo até aos 980 - 1020 pontos, zona onde o índice deverá encontrar interesse comprador por se tratar de uma zona de suporte. Por outro lado, essa zona corresponde ao primeiro nível de suporte do retracement de fibonacci (23,6%).

No curto prazo, a tendência parece-me correctiva, mas enquanto nos mantivermos acima dos 875 pontos que correspondem a uma anterior resistência extremamente importante e aos 50% de retracement de fibonacci traçados dos mínimos de Março até aos máximos anuais, a tendência de médio prazo será ainda ascendente.

Positivo é o facto do índice ainda não ter quebrado em baixa a MAE de 50 dias que poderá funcionar como suporte. Esta média móvel está claramente acima da MAE de 200 dias e ainda mantém uma tendência ligeiramente ascendente. A MAE de 200 dias ainda está também com inclinação ligeiramente positiva o que é positivo, mas não lhe darei grande importância dado ser um indicador relativamente lento.

Como aspecto negativo é de salientar que o MACD tem estado a dar sinais de venda consecutivos desde meados de Agosto negociando em divergência com o índice. O último sinal de venda deste indicador foi dado a 24 de Setembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário