domingo, 27 de setembro de 2009

Análise ao SPX

O SPX continua em tendência ascendente de médio prazo e a correcção a que assistimos durante a semana reforça essa tendência. Tivemos 3 sessões negativas e fechámos junto a um pequeno suporte na zona dos 1040 pontos. Estas 3 sessões negativas tiveram uma amplitude de cerca de 35 pontos enquanto a última pequena retracção do índice ultrapassou os 50 pontos e durou 4 sessões. No entanto, não excluo a possibilidade de um teste à zona entre os 1000 e os 1010 pontos. Mesmo que tal venha a acontecer mantenho a minha opinião de que a tendência de médio prazo é ascendente.


Estas retracções/correcções poderão dar oportunidade a muitos traders de entrarem em acções que venham a negociar em zona de suporte. Pessoalmente é isso que tentarei fazer. Desenhei no gráfico uma pequena linha a azul tracejado que poderá vir a corresponder a uma linha de tendência ascendente. Para já, a linha não é válida por apresentar apenas 2 zonas de toque (o último toque não é válido como tal porque é a zona onde agora estamos a negociar sendo impossível prever se a linha irá funcionar como suporte ou não).

Mesmo que essa linha venha a ser quebrada, não lhe darei grande importância uma vez que corresponde a uma valorização de cerca de 7% ao mês. Isto significa uma valorização extremamente elevada ao ano, não sendo típico que tal aconteça em bull market. É uma situação típica em bolhas e não acredito que tal venha a suceder no SPX.


Mais abaixo temos também suporte nos 945 pontos. Mesmo uma ida a esta zona que corresponde sensivelmente aos 38,2% de retracement de fibonacci desde os mínimos de Março até agora seria considerada uma correcção de médio prazo não invalidando a tendência ascendente nesse horizonte temporal.

1 comentário:

  1. 27.Set.2009 "Infelizmente, não tenho tido possibilidade de fazer tantas análises como gostaria. Vou fazendo à medida que vou podendo."

    ... não faz mal, a seu Tempo tudo tem o seu Momento!... ;-) qualquer coisa: j-joao-cardoso@sapo.pt

    Abraço, e bons negócios...

    ResponderEliminar