domingo, 26 de julho de 2009

Análise ao SPX

Finalmente, o SPX parece ter saído do range de lateralização entre os 875 e os 955 pontos. Com a quebra em alta da resistência, o índice tem caminho aberto para a zona dos 1000 pontos. que constituem a próxima resistência O SPX quebrou também em alta a potencial linha de tendência descendente que seria validada caso o índice reagisse negativamente a esta aproximação. Sendo assim, e com 2 toques até ao momento, a potencial linha irá provavelmente sair do gráfico por não fazer sentido nesta fase.


Desde os mínimos de Março que o SPX já valorizou cerca de 45%. De notar que este período de lateralização a que assistimos e que teve a duração de alguns meses beneficia claramente as posições longas. No entanto, no longo prazo e dado que parece ter sido feito um fundo em forma de V, este movimento deixa-me desconfiado. Por ora, a tendência favorece as posições longas, mas é provável que entretanto possamos assistir a uma correcção interessante que ainda não surgiu desde os mínimos de Março. A questão que se colocará nessa altura será a de saber se se tratará de uma correcção ou de continuação de tendência de longo prazo que ainda me parece bear.

Muitos traders olham para as médias móveis de forma a definir a tendência do mercado. Estamos muitos pontos acima da média móvel de 200 dias, mas a tendência desta ainda é descendente. Para mim e no longo prazo, a tendêncoa continuará bear abaixo da zona dos 1060 pontos. Com a quebra em alta dessa resistência poderá ser dado o último sinal de que o bear ficou para trás. No curto e médio prazo, a tendência é claramente favorável para as posições longas, mas uma correcção significativa poderá surgir nos próximos tempos. Os touros têm demonstrado bastante força desde os mínimos e ainda não encontro nenhum sinal de exaustão do movimento.

Os suportes importantes estão agora nos 950 pontos e um pouco mais abaixo nos 930 pontos. É evidente que a quebra em baixa da primeira zona de suporte pode dar a ideia de um falso break dos 950 pontos e caso isso aconteça, poderemos ter novo período de lateralização no mesmo range mas tudo isso são conjecturas nesta fase.

Sem comentários:

Enviar um comentário