domingo, 19 de julho de 2009

Análise semanal ao SPX

O SPX reagiu positivamente ao suporte na zna dos 875 - 880 pontos tendo feito um forte movimento ascendente até à sua zona de resistência nos 945 - 955 pontos. Acabou também por aproximar-se da linha a azul com início em Maio do ano passado e que poderá actuar como resistência nas próximas sessões ou à medida que nos formos aproximando dela.


O H&S acabou por não atingir o target, desiludindo e apanhando muitos traders com posições curtas, mas o mercado é mesmo assim e devemos encarar esta situação como normal daí a importância do uso de stops quando negociamos.

Só mais uma breve palavra para o sentimento do mercado. Apesar desta boa reacção aos 875 pontos, o sentimento da AAII (Investment Education for the Individual Investor) no seu inquérito semanal apresenta um predomínio de bears no mercado de que não estava à espera após a invalidação do H&S. Por isso, considero que existe a possibilidade de continuarmos este movimento ascendente.

Olhando para o SPX, temos 5 sessões de swing ascendente que nunca tinha surgido desde os mínimos de Março constituindo, por isso, uma situação nova. Agora estamos perto da zona de resistência nos 950 pontos e uma quebra em alta dará novo alento aos touros criando condições para uma ida aos 1000 pontos, situação que antevi quando quebrámos em alta a resistência nos 875 pontos.


O suporte deste movimento encontra-se na zona dos 930 pontos e um pouco mais abaixo temos os 920 pontos. Uma quebra em baixa deste último suporte far-me-á pensar numa inversão de tendência de curto prazo não sendo de excluir um novo teste aos 875 pontos.

Resta acrescentar que continuamos num range de lateralização entre os 875 e os 950 pontos. A quebra de uma destas zonas poderá levar o índice a um forte movimento. Enquanto tal não acontecer, fará sentido entrar curto na resistência e longo no suporte aproveitando este range de lateralização e usando stops apertados.

Sem comentários:

Enviar um comentário