terça-feira, 8 de setembro de 2009

Análise ao BPI

Hoje decidi olhar para o BPI que parece estar a desenvolver um momento interessante para os próximos tempos. Após ter feito mínimos no fim do ano passado e no início deste ano activou um duplo fundo cujo target ainda não foi atingido por volta dos 2,50 euros. Interessante notar o cruzamento em alta da MAE de 50 pela MAE de 200 dias o que é bullish. Em termos de longo prazo, a tendência é inequivocamente bearish. No médio prazo, estou neutro. No que diz respeito ao curto prazo, a resistência encontra-se nos 2,10 euros. Um pouco mais acima, temos os 2,30 euros.

O movimento actual parece-me ser de consolidação após termos repetido os mínimos no início do ano. Desde Abril e com a quebra em alta dos 1,80 euros que lateralizamos entre essa zona e os 2,10 euros o que corresponde a uma amplitude de movimentos de 15%. Se se confirmar este movimento de consolidação, poderemos ter uma boa base de sustentação para o longo prazo.

Existe ainda uma linha de tendência ascendente de médio prazo iniciada em Junho deste ano que poderá suportar o título. Mesmo que ocorra a quebra em baixa dessa linha , não será posta em causa este movimento. Para manter credível este movimento de lateralização, é fundamental que o BPI se mantenha acima da zona dos 1,70 - 1,80 euros e enquanto assim for poderemos estar a formar um fundo com boas perspectivas futuras.


As consolidações são necessárias após quedas violentas e são muitas vezes uma boa base para movimentos sustentados no futuro. Nestes casos, a paciência é fundamental e pode revelar-se lucrativa no médio e longo prazo para quem investe em acções e diversifica a sua carteira.

Sem comentários:

Enviar um comentário