sábado, 12 de setembro de 2009

Análise ao PSI 20

O PSI 20 mantém-se em tendência de curto e médio prazo ascendentes. Encontra-se agora em zona de resistência entre os 7850 e os 8100 pontos. Caso quebre em alta esta zona, a próxima resistência está nos 8800 - 8900 pontos. Para mim, esta será a zona que poderá definitivamente abrir portas para um bull market de longo prazo caso venha a ser ultrapassada.

De toda a maneira, mesmo que tal venha a acontecer será sempre importante definir as tendências de curto e médio prazo. Caso contrário, as entradas em sentido contrário podem ser demolidoras para a carteira. Desde os mínimos, o índice subir já mais de 40%. Agora imaginemos o efeito numa carteira de acções em que estejamos permanentemente a entrar curto à medida que o índice vai subindo dado que a tendência de longo prazo é ainda descendente.

A grande desvantagem das tendências de longo prazo são as inversões de tendência que podem ser muito penalizadoras para quem ignora outras tendências baseadas em prazos mais curtos. Neste momento, as posições longas são claramente favorecidas pelo que procurar entradas curtas no nosso mercado poderá ser uma tarefa interessante do ponto de vista académico, mas com rentabilidades bem mais modestas do que para posições longas.


Sem comentários:

Enviar um comentário