terça-feira, 15 de setembro de 2009

Análise à Mota Engil

O título escolhido a semana passada para análise foi a Mota Engil. Dada a manifesta falta de tempo não tenho possibilidade de publicar essa mesma análise sob a forma de vídeo. A Mota Engil não fugiu ao bear market e acumulou perdas de 75% até aos mínimos do ano passado. À semelhança de muitos títulos já aqui analisados fez o fundo numa zona ampla de lateralização entre os 2,10 e os 2,80 euros. Este período foi inequivocamente um momento de consolidação das perdas que foi confirmado com a quebra em alta da resistência nos 2,80 euros.

Após esta rotura, o título parece estar a consolidar novamente num movimento semelhante mas agora entre os 3 e os 3,60 euros. A quebra de uma destas zonas ditará o movimento futuro. A probabilidade maior será a de rompermos em alta a resistência uma vez que as tendências de curto e médio prazo favorecem as posições longas. De notar que temos uma forte resistência nos 4 euros. Caso venha a ser ultrapassada, estará confirmado o bull market de longo prazo.


Por outro lado, é de salientar que a MAE de 50 dias já cruzou em alta a MAE de 200 dias. Este tem sido um sinal de inversão de tendência com uma fiabilidade bastante elevada neste título assim como noutros, bem como em muitos índices mundiais.


A suportar todos estes aspectos positivos está o facto do PSI 20 e da esmagadora maioria dos índices mundiais se apresentarem igualmente em tendência ascendente de médio prazo com baixos índices de volatilidade e com subidas aparentemente sustentadas. Estes aspectos aumentam a probabilidade de já se ter iniciado um novo bull market pelo que a exposição ao mercado accionista deverá ser incrementada de forma progressiva enquanto se mantiver esta tendência.

Sem comentários:

Enviar um comentário