quinta-feira, 4 de junho de 2009

Análise ao PSI 20

Quando pretendemos negociar títulos de determinado mercado é importante olhar para o seu índice e a tendência em que negoceia. Olhando para o comportamento do PSI 20 verificamos que enquanto cotar acima do suporte na zona dos 7050 pontos, a tendência de curto e médio prazo favorece as posições longas.

Desde a rotura em alta da linha de tendência descendente (a azul no gráfico) que o índice inverteu a tendência de curto prazo. A confirmação da inversão da tendência para bull (de médio prazo) verificou-se com a quebra em alta da anterior resistência por volta dos 7050 pontos. A resistência mais importante situa-se entre os 7950 e os 8100 pontos.

Neste momento considero que o índice está a consolidar dada a lateralização que tem vindo a fazer não sendo de excluir uma ida ao suporte na zona dos 7050 pontos sem invalidar, no entanto, a tendência bull. Na verdade, um teste bem sucedido a essa zona seria a confirmação de que a tendência de médio prazo continuaria ascendente criando condições para uma ida aos 8000 pontos.

Ao invés, uma quebra em baixa do suporte invalida esta análise sendo necessário reavaliar a tendência do PSI 20, não sendo de excluir uma ida imediata aos 6700 pontos caso tal aconteça.


Uma última palavra para a linha de tendência ascendente de curto prazo sobre a qual o índice tem vindo a negociar desde Março. Ainda que possa ser quebrada em baixa não lhe darei grande relevância dada a sua forte inclinação. Esta corresponde a uma valorização mensal de 10%. Evidentemente que uma subida deste nível por muito mais tempo só será possível quando existe uma bolha especulativa ou como resultado de quedas excessivamente pronunciadas. A sua quebra em baixa é por isso considerada normal e deverá acontecer brevemente.


Sem comentários:

Enviar um comentário