terça-feira, 2 de junho de 2009

Bull ou Bear Market?

Um dos aspectos mais importantes de trading prende-se com a definição da tendência do mercado dado que é esta que permite ao trader ter maior probabilidade de êxito na negociação. Não se pense que definir a tendência é tarefa fácil, pois irá variar consoante o horizonte temporal de negociação de cada um. Por isso, para traders de longo prazo, podemos estar neste momento ainda com tendência bear e para traders de curto prazo, a tendência será ascendente. Até aqui tudo bem e ambos estarão certos consoante o seu horizonte temporal de negociação.

No entanto, desde sempre denotei que existe uma grande preocupação em definir se estamos em bull ou em bear market. Essa discussão ganha contornos mais relevantes quando os índices começam a aproximar-se de médias móveis de 50 e 200 dias. É importante perceber que não é pelo facto de quebrarmos essas zonas que é decretado o bull ou o bear market. Inúmeras vezes, os índices tocam nessas zonas e mesmo quebrando-as em alta ou em baixa conforme estejamos em bear ou em bull market não há inversão de tendência de longo prazo.

Mais importante do que definir se estamos em bull market ou não, é termos noção do nosso horizonte temporal de investimento, pois é ele que nos dará ou não razão sobre a tendência do mercado. Para mim, que sou um trader de curto a médio prazo não é muito relevante definir se estamos bull ou não. Prefiro ocupar o tempo tentando perceber o comportamento dos vários índices e dos títulos que os constituem determinando as suas tendências e estabelecendo estratégias de investimento que ao longo dos anos dêem rentabilidades positivas. Levantar os braços por ter feito um trade espectacular não me deixa particularmente feliz, pois sei que amanhã é outro dia de trading e as coisas poderão mudar e ser bem diferentes anulando os ganhos da véspera.

Estarmos em bull ou bear market não é verdadeiramente importante. Não passam de termos bonitos que geram grandes discussões filosóficas e mexem com emoções profundas. Se conseguirmos definir a tendência do mercado dentro do nosso horizonte temporal de negociação e definirmos estratégias de investimento equilibradas provavelmente teremos retornos positivos ao longo dos anos. Ao fim ao cabo é isso que verdadeiramente nos interessa.

Sem comentários:

Enviar um comentário