segunda-feira, 1 de junho de 2009

BCP - Banco Comercial Português

Desde meados de 2007 e até aos mínimos deste ano, o BCP desvalorizou cerca de 85% tornando-se num dos títulos do PSI 20 que mais desvalorizou com o Bear Market. Fortemente penalizado, o BCP tem demonstrado dificuldade em recuperar da desvalorização que sofreu e encontra-se neste momento em tendência lateral. Nesta altura em que escrevo e com a tendência global dos mercados, não será difícil encontrar acções nacionais com aspecto técnico mais apetecível que o BCP.

O bear market do título teve início no segundo semestre de 2007 e foi alimentado por uma linha de tendência descendente de médio prazo (desenhada a azul) que viria a ser quebrada em alta a 07 de Maio deste ano. Desde então, o BCP tem vindo a subir e atingiu rapidamente a sua resistência na zona dos 0,85 euros. Do meu ponto de vista, esta resistência é a zona chave do título e caso seja quebrada em alta, teremos então uma boa oportunidade de entrada. A resistência seguinte encontra-se a 1 euro dando um retorno de cerca de 15 a 20% (se a entrada for pouco acima dos 0,85 euros).

A suportar o título temos a zona dos 0,70 euros e ainda a linha de tendência ascendente de curto prazo que se encontra pouco acima dessa zona. Esta lateralização do BCP pode ser interpretada como falta de força, mas acredito que a probabilidade maior será a de quebra em alta da resistência nos 0,85 euros dado que me parece estar a querer consolidar a estes níveis. Ainda assim, parece-me demasiado arriscado entrar agora no título a menos que seja junto a dos suportes referidos.




Não querendo fazer futurologia e para quem tem alguma imaginação, poderemos estar a formar o último ombro de um H&S que nos levaria aos mínimos do ano.

Com todos estes dados considero haver aqui alguma indefinição pelo que preferiria optar por entrar noutros títulos com tendência técnica mais definida abstendo-me de negociar BCP até à quebra em alta dos 85 cêntimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário