quarta-feira, 3 de junho de 2009

CS - Axa

Desde os máximos atingidos em 2007 até aos mínimos deste ano, a Axa desvalorizou cerca de 80% sendo bastante penalizada pelo bear market. Em contrapartida recuperou violentamente dos mínimos com uma valorização de 150% o que demonstra bem aquilo que penso. Em bear market, os títulos que mais desvalorizam, são também os que mais valorizam quando o mercado inverte nem que seja no curto ou médio prazo.

A Axa encontra-se a negociar dentro de um canal ascendente de curto prazo e no passado dia 1 fechou acima da resistência que se encontra por volta dos 13,35 euros confirmando a quebra no dia seguinte. Acima deste nível, encontraremos provavelmente forte pressão vendedora na zona dos 16,70 euros, zona onde espero uma forte resistência, pelo que o potencial retorno daria uma mais-valia de 25%. Como suportes temos a base do canal ascendente e depois os 12,40 e mais abaixo os 11,50 euros.

De salientar que neste canal ascendente, as inversões de swing têm sido mais ou menos violentas levando a Axa a corrigir, em poucos dias, entre 15 a 20% apesar de se manter a negociar dentro do canal. Será portanto fundamental a escolha do momento de entrada no título de forma a reduzir potenciais perdas.


Apenas por curiosidade, é de salientar que a inclinação do canal de negociação onde tem vindo a transaccionar leva-nos a ter um retorno mensal ligeiramente superior a 20%. Significa isto que mantendo a Axa o mesmo padrão de negociação, comprando hoje o título na base do canal e fechando a posição na base do canal no próximo mês, o retorno do trade seria de cerca de 20%.

Depois de lançar estes dados, cabe a cada um definir a sua estratégia de negociação consoante o seu horizonte temporal de negociação e o risco que esteja disposto a correr.

Sem comentários:

Enviar um comentário