quarta-feira, 10 de junho de 2009

PTC - Portugal Telecom

Neste bear market, a Portugal Telecom desvalorizou em bolsa cerca de 60% tendo feito mínimos em Novembro de 2007 por volta dos 4,3 euros. Pouco tempo depois entrou num range de lateralização onde ainda se mantém a negociar. Essa zona de lateralização entre 5,55 e os 6,65 euros corresponde a uma oscilação de valor em bolsa de cerca de 20% e está presente há cerca de seis meses.


A quebra de um destes níveis, ou seja, a quebra em baixa do suporte nos 5,55 euros ou em alta dos 6,65 euros abre uma boa oportunidade de trade.

Após uma queda tão forte e característica de bear market, penso que o título terá mais hipóteses de quebrar em alta a resistência do que quebrar em baixa o suporte por estar a consolidar a estes níveis. Ainda assim, torna-se arriscado entrar no título enquanto não se der a quebra de uma destas zonas.

Aliás, as telecoms pela Europa fora têm tido inúmeras dificuldades e olhando para os gráficos destas a PTC será a que tem, sem dúvida nenhuma, melhor aspecto técnico. Por exemplo, quer a Deutsche Telekom, quer a France Telecom ainda não deram sinais de estabilização do seu valor e continuam a dar sinais de que o caminho mais provável é para baixo.


Resta dizer que a quebra em alta da resistência abriria um target cerca de 20% acima se a entrada fosse feita na zona dos 6,65 euros. Até lá, talvez seja preferível entrar curto na resistência e longo no suporte aproveitando este range de negociação.

Sem comentários:

Enviar um comentário