terça-feira, 9 de junho de 2009

Update à EDP

Uma das dificuldades no trading e na definição da estratégia a utilizar em cada negócio é a colocação do stops. Não foi assim tão raro ter sido stopado, momento após o qual o título inverteu a sua tendência e confirmou a estratégia à excepção da zona onde foi colocado o stop.

De facto, não existem regras absolutas e em cada caso o rigor em que é colocado o stop é fundamental. Normalmente, quando olho para um gráfico procuro um padrão de comportamento e tento encontrar algo que invalide ou mude a tendência de curto, médio prazo. É nessa zona que coloco os stops, mas sempre abaixo do suporte. O erro mais comum é a colocação de stops em cima ou muito perto do suporte.

A relação risco/benefício também é fundamental, ou seja, estabelecer um ponto de saída com ganho e um ponto de saída com perda e verificar qual a relação entre ambos. Esses pontos poderão ser ajustados enquanto se mantiver a posição, mas o stop nunca deverá ficar mais afastado do que inicialmente previsto.

Muitos perguntarão o porquê da presença de uma linha amarela (que agora passou a vermelho escuro) nos meus gráficos. Essa linha não é mais do que a zona de stop no caso de conseguir entrar no título. No caso da EDP, o stop está colocado a 2,68. Muitos perguntarão sobre a forma como foi obtido esse valor.

Do meu ponto de vista, apenas uma quebra em baixa do suporte nos 2,71 invalida a minha análise. Ontem, o mínimo foi a 2,711 validando a relevância dessa zona de suporte. Ainda assim, admito a possibilidade da EDP ir aos 2,65 euros (suporte ligeiramente mais abaixo) sem mudar efectivamente de tendência embora a sequência de mínimos cada vez mais altos (setas a verde) fique posta em causa.

Sendo assim e uma vez que estamos perante um título com volatilidades baixas e numa zona onde existe alguma pressão vendedora dadas pela linha azul a tracejado, faz sentido colocar o stop ligeiramente abaixo do suporte mais relevante.

Uma última palavra para o que aconteceu ontem à EDP. Um teste ao suporte a 2,71 com uma bela resposta do título fechando já próximo dos 2,80 euros. Caso a EDP feche hoje na zona ou ligeiramente acima dos 2,80 euros, estarão criadas as condições para que quebre em alta a linha de tendência descendente, confirmando a tendência bull de curto prazo. Na minha opinião, o target a 3,40 euros mantém-se ainda válido enquanto o suporte a 2,71 não for quebrado em baixa.


Sem comentários:

Enviar um comentário